PRIMEIROS LUGARES

terça-feira, 6 de setembro de 2011

ATIVIDADES PESQUISADAS EM BLOGS EDUCATIVOS - PORTUGUÊS

 
Encontros consonantais


A fada que tinha idéias

Clara Luz era uma fada, de seus dez anos de idade, mais ou menos, que morava lá no céu, com a senhora fada sua mãe.Viveriam  muito bem se não fosse uma coisa: Clara Luz não queria aprender a fazer mágicas
pelos Livro das Fadas. Queria inventar suas próprias mágicas.  
Fernanda Lopes de Almeida. A fada que tinha idéias.

     1 - Observe:

    Clara         livro        próprias
   Duas ou mais consoantes seguidas, uma logo depois da outra,na mesma palavra, formam um encontro consonantal.
    Formam encontros consonantais
    BR,CR,DR,FR,GR,PR,TR,VR
    BL,CL,FL,PL,TL,VL
  Os encontros consonantais formados de consoante seguida de L ou R não podem ser separados. Os encontros consonantais formados de consoante que não seja nem L nem R podem ser separados. Cada consoante pertence a uma sílaba.
   Nos outros casos, guiamo-nos pelo ouvido. As-tro, fil-tro, cons-tru-ção

Vamos recordar?
Dígrafo é o grupo de duas letras que representa um só fonema: sonho, preguiça
Encontro consonantal  é o agrupamento de duas ou mais letras que representam dois ou mais fonemas: bicicleta, mestre.

1. Introduza um R ou um L depois da primeira consoante e forme palavras com encontros consonantais:

bota________________cara________________

cavo_______________fecha________________

pego_______________pano_________________

2. Separe em sílabas guiando-se pelo ouvido:

construir______________________

extração_______________________

abstrato_______________________

subscrever_____________________

filtro__________________________


Gramática


Encontro Vocálico


Regra:
 Duas ou mais vogais seguidas na mesma palavra formam um encontro vocálico.
As letras i e u são semivogais, quando estão com outras vogais de som mais forte numa mesma sílaba:
Ex: REI e MAU
Os encontros vocálicos classificam-se em : DITONGOS, TRITONGOS e HIATO.
·        Tritongo: Paraguai
·        Ditongo: baixo
·        Hiato: saúde

Atividades
1-    Copie e circule no texto as vogais seguidas na mesma palavra ( Encontro Vocálico)

O leão é o rei da selva,
e é muito respeitado.
Mas se chega o elefante,
ele cai fora assustado.

Trecho do livro: “ De avestruz a zebra” Editora Ática.

2-    Diga que tipo de Encontro Vocálico que há em cada palavra:

cai-
daí-
leite-
saída-
sabiá-
automóvel-
raiz-
país-
coelho-
chapéu-
iguais-
biscoito-
Uruguai-

3-Lace de verde os encontros Vocálicos e classifique-os em: Ditongo, Tritongo, Hiato.

Vassoura-  mamão-  juiz-  agüei- viola- dinheiro- Paraguai- feira- rabiola.

Encontro consonantal


·        Vogais: a, e, i, o, u.

·        Consoantes: b, c, d, f, g, h, j, k, l,m, n, p, q, r, s, t, v, w, x, y, z.

Encontro Consonantal


Os grupos: BR, GR, DR,TR,CR,VR,FR,PR,BL,CL,FL,GL,Pl e TL.
São exemplos de encontros consonantais.
Duas ou mais consoantes seguidas com mesmo sons diferentes formam um Encontro Consonantal.
Ex: zebra   tigre    placa   flor

Vamos observar como ficam esses encontros quando separamos suas sílabas:

traça- tra- ça
lebre- lê- bre
plumagem- plu- ma –gem
flamingo- fla- min-go
grilo- gri-lo
objeto- ob- je- to
admirar- ad- mi- rar
reptil- rép- til
abutre- a- bu- tre

Atividades

1-    Circule o Encontro Consonantal e separe as sílabas:

Admirar- helicóptero – sofrer – planeta – aspirador – réptil- advogado- bloco- triângulo- glória-flauta.

2-    Escreva palavras com estes Encontros Consonantais:
BL- GR- CL- PR- TR- VR- FL- PL- DR- BR

3-    Leia e copie o texto, em seguida circule as palavras que estão erradas:

Texto: A menina Craúdia

Craúdia saiu para passear. Ela foi ao crube encontrar suas amigas : Crotilde, Crara e Grazielle.
Craúdia contou a suas amigas que tinha ganho uma brusa branca, de sua mãe.
Elas brincaram de bicicreta, de corda e de amarelinha. No final do dia todas foram embora para casa.

Agora copie as palavras circuladas e escreva-as corretamente

4-    Recorte de revistas ou jornais e depois cole-as no caderno palavras que tenham:

A)   Encontro Vocálico:
B)   Encontro Consonantal:

Dígrafos

Dígrafo é a reunião de duas letras representando um só fonema.
Exemplos:  chapéu – olho – pamonha – guerra – nascimento etc.

Pricipais dígrafos:
CH- chave- bolacha
LH -abelha- telha
QU- quero- aquilo
NH- unha- banho
RR- ferro- terra
SS- osso- pássaro
SC - nascer- piscina
SÇ –desço- cresço
XC- exceção- exceto

Atividades

1-    Lace os dígrafos das palavras e escreva-os ao lado:

Quiabo   queijo   cachorro   passeio  rainha  bicho  carroça  nascido  guerra  piscina  aquilo  navalha  excesso  classificados  necessária  padrinho chapéu  queridinho assobio professora

2-    Complete estas palavras com os dígrafos: LH, CH e NH:

cego....a            bro....o                  mu.......er                lobi.....o        ni.....o      Rubi.......o   ba....o
 ...upeta             ca....imbo              agu.....a                  gati......o       gali.....eiro    ca......imbo  

3-    Recorte e cole 6 palavras que tenham:

a)    Encontros Vocálicos:
b)    Encontro Consonantais:
c)    Dígrafos:

4-    Leia, copie o poema e depois lace de vermelho as palavras que tem dígrafos, e de verde as que tem Encontro Consonantal e de azul as que tem Encontro Vocálico:

Eu vi uma flor colorida
eu vi uma margarida.
Eu vi uma flor que a Carmela,
soltou em sua janela.

No vaso plantou Marieta,
uma linda violeta.

Carolina toda prosa
plantou num vaso uma rosa.

Depois a Maria Amélia
plantou no vaso uma Camélia.

Roberta com muita calma,
botou no vaso uma palma.

Mas para Maria Rita
qualquer flor é muito bonita.

ACRÓSTICO

Para escrever um acróstico você precisa escolher uma palavra e através das letras dessa palavra, você escreve outras palavras que rimem.

DESCRIÇÃO

Ao contar uma história, o autor pode informar ao leitor como é a personagem, a essa chamamos de DESCRIÇÃO.
Para descrever uma pessoa ou uma personagem o autor apresenta:
a)    As características físicas: altura, idade,  tamanho e cor de: pele, cabelos, olhos.
b)    As características interiores: sentimentos.
c)    Ações freqüentes: o que faz sempre. EX: corre, ama, pula etc.

Texto 1: Fernando

Chama-se Fernando. Era um menino gordo e travesso.
Travesso e brigão. Ninguém podia com a vida dele.
Fernando pisava no rabo do gato, jogava água quente no cachorro, atirava pedras nas galinhas etc, etc. Fazia  o diabo.
Era respondão, gostava de arranhar a cara da cozinheira e de mostrar a língua para os mais velhos.
Fernando era terrível e mal educado. Jamais queria ser como ele.
(Érico Veríssimo)


Agora complete de acordo com o texto:

Personagem:
Características físicas:
Características interiores:
Ações freqüentes:


Texto 2 : Errar é humano
(Toquinho) CD: Canção de todas as crianças

Não é vergonha, não
você não ser o melhor da escola,
o bom do skate,
o bom de bola,
ou de natação.

...Não é vergonha não
ser o da rua o mais gordinho,
ter pernas tortas,
ser baixinho ou grandalhão.

Não é vergonha não
Todos têm defeitos, não existe a perfeição.


1-Agora faça a sua Descrição:

a)Características físicas:
b)Características interiores:
c)Ações:

2-Agora escreva num parágrafo a relação que existe entre a canção e as suas características acima descritas:


OBS: Estas são atividades pesquisadas na NET, se você tem alguma atividade aqui relacionada, por favor, entre em contato que colocarei as devidas referências.

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